9 motivos pelos quais você não deve ignorar o aluguel de quartos.

Tempo de leitura: 6 minutos

O aluguel de quartos em moradias compartilhadas é uma tendência que vem crescendo cada vez mais. Como já falamos várias vezes aqui, o que antes era algo exclusivo para estudantes universitários que moravam em repúblicas, hoje se tornou uma ótima opção de moradia para vários tipos de pessoas, sem restrição de idade, profissão ou mesmo status social. Se você ainda tem alguma dúvida se deveria alugar um quarto para morar, preparamos aqui 9 motivos para você levar essa opção mais a sério.

 

Custo-benefício.

Sunset Boulevard Shut Up GIF - Find & Share on GIPHY

O primeiro motivo talvez seja o que tenha mais relevância, principalmente se você ainda está pensando na possibilidade de alugar um quarto. Manter um imóvel sozinho é muito caro, ainda mais nas grandes cidades. É só fazer uma pesquisa rápida na internet para você ver quanto custa um aluguel. Fora os outros custos como IPTU, seguro incêndio, água, luz, internet, condomínio (no caso de prédios), etc.

O aluguel de quartos permite que você compartilhe todas essas despesas e não pese tanto no seu orçamento. Até a Sasha filha da Xuxa, que é muito rica, compartilha um imóvel em Nova York com outra pessoa. Mas é lógico que o dela é outro nível. rsrsrssr

Muito menos burocracia.

Mad Work GIF - Find & Share on GIPHY

Alugar um imóvel dá muito trabalho. Primeiro você tem que pesquisar muito e achar um imóvel por um preço acessível na região que você precisa. Aí depois você preenche a ficha, encontra um ou dois fiadores, junta todos os documentos necessários, e envia para aprovação. Se for aprovado, aí você assina um contrato de aluguel de no mínimo 12 meses.

O aluguel de quartos não tem fiador, não tem contrato mínimo de 12 meses (na grande maioria das vezes, poucos anfitriões exigem período mínimo) e não tem esse tanto de burocracia. E com o gerenciador de quartos da Easy Houses ficou ainda mais fácil, porque ele gera um contrato entre anfitrião e morador, e ainda envia um boleto todo mês com o valor do aluguel, que é depositado direto na conta do dono do quarto

Morar perto do trabalho ou faculdade.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Se você já mora perto da faculdade ou do trabalho você tem muita sorte. Caso contrário, você perde muitas horas por dia no trânsito. Sem contar a grana que gasta com transporte e o cansaço de ter que se locomover.

Ao alugar um quarto para moradia você escolhe o lugar que quiser, e paga bem mais barato, já que o aluguel de imóveis nessas regiões de empresas e universidades costuma ser bem mais caro.  Já imaginou ir a pé para o trabalho? Ou poder voltar em casa para o almoçar ou tomar um banho nos intervalos das aulas? Pois é, você consegue fazer isso alugando um quarto pra você.

Uma nova família.

Roommates GIF - Find & Share on GIPHY

No começo pode ser um pouco estranho morar com pessoas desconhecidas. Mas vai por mim, em pouco tempo você ganha grandes amigos, e até uma nova família. Pessoas que moram juntas costumam se aproximar bastante, pois compartilham muitas coisas juntas. E essas amizades a gente leva pra vida inteira. Existem até histórias de amor que começaram nesse tipo de moradia.

Networking.

Hand Shake GIF - Find & Share on GIPHY

Sim, aluguel de quartos ajuda até no seu networking. Ao alugar um quarto você pode muito bem escolher o perfil das pessoas com quem vai morar, e isso aumenta a sua rede de contatos. Esse networking já acontece bastante nas repúblicas há muito tempo, e as pessoas se ajudam no futuro. Seja uma república grande ou apenas um imóvel compartilhado com poucos moradores, ao alugar um quarto você vai conviver com pessoas que podem te ajudar muito na sua vida profissional.

Compartilhar as atividades de casa.

Stressed Spongebob Squarepants GIF - Find & Share on GIPHY

Mesmo que você tenha condições de pagar uma faxineira, não vai faltar tarefas em casa para você cuidar. E quando você aluga um quarto para morar as pessoas dividem essas tarefas. Vai por mim, morar sozinho dá muito trabalho. É impossível manter a casa sempre limpa. Em repúblicas ou moradias compartilhadas fica muito mais fácil.

Você pode ganhar dinheiro com o aluguel de quartos.

Wolf Of Wall Street Money GIF - Find & Share on GIPHY

O aluguel de quartos não serve apenas para reduzir o custo com moradia, muitas pessoas hoje trabalham e ganham dinheiro alugando quartos. E você não precisa ser dono de um imóvel. Você pode muito bem alugar uma casa ou apartamento e sublocar os quartos. Você só precisa fazer um contrato de aluguel que permita a sublocação. A soma do aluguel dos quartos é bem maior que o valor do imóvel, e com isso você ganha dinheiro gerenciando essas moradias. Esse artigo a gente explica um pouco melhor como funciona. E mais uma vez o gerenciador de pagamentos da Easy Houses facilita muito a vida de quem trabalha com aluguel de quartos.

Flexibilidade.

Matthew Perry 90S GIF - Find & Share on GIPHY

A nossa vida hoje é muito mais dinâmica, e ficar preso a um contrato de 30 meses de aluguel é muito ruim. Quando você aluga um quarto, você tem muito mais flexibilidade para mudar quando quiser. Não está gostando do quarto? Mudou de emprego? Acha que a região não está tão segura? Não precisa passar por toda aquela burocracia de encerrar seu contrato, é só comunicar sua saída para o dono do quarto que você mora e procurar um outro. Os anfitriões em média pedem um aviso prévio de 30 dias, o que é totalmente justo, mas é bem mais fácil que entregar as chaves de um imóvel alugado.

Qualidade de vida e de moradia.

Student GIF - Find & Share on GIPHY

Como falamos acima, o aluguel de quartos é muito mais barato, o que permite que você more em imóveis bem melhores, com muito mais estrutura. Hoje você encontra excelentes quartos em mansões, ou prédios luxuosos com área de lazer, pelo preço que você pagaria no aluguel de um apartamento pequeno, e muito longe. E quando você tem a opção de morar mais perto do trabalho ou da faculdade, sua qualidade de vida aumenta demais. Você ganha muito mais tempo para cuidar da saúde, se alimenta melhor, e pode curtir muito mais as coisas que te fazem feliz.

 

Viu só? O aluguel de quartos é uma ótima opção para você que vai começar a faculdade, para você que está formando, ou mesmo para você que já começou sua carreira profissional. Não existe essa de “estou muito velho para isso”. Afinal de contas, não existe limite de idade para você encontrar melhores caminhos para a sua vida. Quer procurar ou anunciar um quarto para alugar, é só acessar o site da Easy Houses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *