5 vantagens de alugar quartos em uma moradia compartilhada

Tempo de leitura: 3 minutos

A tendência de coliving, ou moradia compartilhada, tem crescido cada vez mais no Brasil. Muitos fatores estão levando as pessoas a dividirem casas e apartamentos, o que é uma ótima notícia. Aqui vamos listar algumas vantagens para você alugar quartos ao invés de um imóvel.

“Por caso vocês estão falando de repúblicas?”

Sim, e não.

O termo república é mais utilizado para se referir à casa de estudantes. Assista esse vídeo onde falamos um pouco sobre a diferença entre repúblicas e moradias compartilhadas.

A questão é que alugar quartos é uma ótima saída para quem está querendo sair da casa dos pais e conquistar a tão sonhada independência.

O custo para alugar quartos é muito menor.

alugarquartos-moradia-compartilhada-easyhouses-01

Manter um imóvel hoje em dia custa caro, principalmente nos grandes centros. Aluguel, condomínio, água, luz, internet, TV a cabo, iptu, seguro incêndio, manutenção. São contas que não acabam mais. Quando você compartilha o imóvel você também compartilha todas as contas, que chegam a custar em média 1/3 do normal.

Menos desperdício de comida.

alugarquartos-moradia-compartilhada-easyhouses-02
Imagem retirada do site http://super.abril.com.br/saude/geladeira-com-laser-sabe-se-a-comida-esta-estragada/

Pode observar, muitos produtos alimentícios no supermercado são embalados pensando em famílias. Quando você mora sozinho, você não dá conta de comer todo um pacote de pão por exemplo, antes dele vencer. E acaba jogando muita coisa fora. Eu já passei muito por isso e sei bem como é.

Você desenvolve melhor suas habilidades sociais.

alugarquartos-moradia-compartilhada-easyhouses-03

Quando você tem que compartilhar sua casa com pessoas que não conhece, ou que não são da sua família, você aprende a lidar com conflitos de uma forma totalmente diferente. Você se torna mais tolerante às diferenças, aprende a negociar melhor as coisas, e se torna uma pessoa mais preparada para encarar os desafios da vida adulta.

Muito mais que amizades, você ganha companhia.

Loneliness GIF - Find & Share on GIPHY

 

 

 

Por mais que a gente goste de ficar sozinho as vezes, por mais que você possa ser uma pessoa introspectiva, chegar em casa todo dia e não ter NINGUÉM pra conversar não é nada fácil. Eu cheguei a morar mais de 2 anos sozinhos e sei do que estou falando, e olha que eu valorizo muitos os momentos de “solidão”. Você acaba saindo muito mais de casa e consequentemente gasta mais dinheiro.

Moradia compartilhada significa responsabilidades compartilhadas.

Dog GIF - Find & Share on GIPHY

 

 

Manter uma casa limpa dá MUITO trabalho. Varrer o chão, lavar o banheiro, a louça, as roupas, passar pano nos móveis, tirar poeira. Quando você mora com mais pessoas você divide essas tarefas, e tem muito mais tempo para curtir a vida.

Tudo na vida tem os pontos positivos e negativos. As melhores decisões que tomamos são aquelas em que os positivos se destacam. Faça um balanço você mesmo e veja o que vale mais a pena.

Uma coisa eu posso te garantir. Viver em uma casa compartilhada será uma das experiências mais marcantes que você vai viver na sua vida. E se precisar de ajuda pra tomar essa decisão mande uma mensagem que estou totalmente aberto para te ajudar.

Quer mais dicas sobre moradia compartilhada e alugar quartos? Nosso blog é para você. Em um post anterior falamos sobre 5 dicas para morar em harmonia numa casa compartilhada, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *