Aprenda a ganhar mais dinheiro com o aluguel dos seus quartos.

Tempo de leitura: 4 minutos

Ganhar mais dinheiro é sempre bom, não é verdade? E se você aluga quartos na sua casa ou apartamento e não está lucrando nada (ou pelo menos não o suficiente), nós vamos te mostrar que é possível ter uma renda muito boa com a sua república ou moradia compartilhada.

A diferença entre Anfitrião Simples e Anfitrião Profissional.

ganhar-mais-dinheiro-easy-houses-01
 

Aqui a gente costuma falar que existem dois tipos de pessoas que alugam quartos. Anfitriões simples são aquelas pessoas que dividem as despesas entre os moradores apenas para reduzir o custo com moradia. Esses anfitriões não têm lucro nenhum, e cada mês o valor do aluguel varia de acordo com as contas da casa. E por mais que os moradores compartilhem as tarefas, o anfitrião fica responsável pelo imóvel e também pelas contas. Nesse caso, o anfitrião tem o trabalho de gerenciar a moradia e não recebe nada por isso.

Já o Anfitrião Profissional aluga quartos para obter lucro. Ele fica responsável pelo imóvel (ou imóveis, no caso de anfitriões que gerenciam mais de um) e recebe dinheiro por esse trabalho. Nesse caso o valor do aluguel é fixo, e não varia de acordo com as contas do mês.

Porque é melhor ser um Anfitrião Profissional?

ganhar-mais-dinheiro-easy-houses-02
 

Bom, se você ainda é um Anfitrião Simples, ou se você é um Anfitrião Profissional que não ganha muito dinheiro com os seus quartos, você deveria prestar atenção em algumas coisas.

Gerenciar o aluguel de quartos não é uma tarefa simples, mesmo que você more com amigos. Esse é um trabalho que requer tempo, responsabilidade e um mínimo de dedicação. Os nossos pais e mães por exemplo têm muito trabalho para cuidar da casa, mas fazem isss de graça pois não podem cobrar aluguel dos filhos. Qualquer casa funciona como uma empresa, com custos, faturamento (dinheiro usado para pagar as contas), e dá trabalho. E se você é um anfitrião simples, é certo falar que você está trabalhando de graça.

Outra coisa, definir um valor fixo é muito melhor também para os moradores, já que eles sabem exatamente quanto vão gastar por mês com moradia, e podem se organizar melhor financeiramente. Além disso, a moradia compartilhada profissional passa a imagem de algo mais sério, mais organizado, e facilita a sua vida na hora de administrar as coisas.

Mas como faço para me tornar um Anfitrião Profissional e ganhar mais dinheiro?

ganhar-mais-dinheiro-easy-houses-03
 

Primeiro é importante definir um valor fixo para os seus quartos. Calcule o custo médio que você tem todo mês com o imóvel (água, luz, iptu, condomínio, seguro incêndio, manutenção e aluguel se tiver). Pegue esse valor e acrescente mais uns 40%. Divida esse valor final pelo número de quartos. Esse será o valor fixo do aluguel dos seus quartos. Você precisa lembrar que os custos podem variar, que o quarto pode ficar vago, e que você precisa ganhar mais dinheiro também. Então quanto maior for a sua margem de lucro, melhor pra você e para o seu bolso. Esse artigo a gente explica melhor como definir o valor certo para os quartos.

O segundo passo é fazer um contrato. Muitos anfitriões acabam ficando sem contrato porque “moram com os amigos”. E isso não é uma boa ideia. A sua casa ou apartamento exige muita responsabilidade de você, e o contrato é uma garantia de segurança para anfitriões e moradores. Além disso, o contrato evita muitos conflitos desnecessários, o que é muito bom para qualquer amizade. A Easy Houses tem um gerenciador de quartos que gera um contrato para você e cada morador.

Ao fazer o contrato, defina a forma de pagamento e a data de vencimento. Todas as contas de um imóvel têm vencimento, porque o aluguel não teria? Quando você atrasa um pagamento, você não tem que pagar juros? Pois é, por isso é tão importante definir isso muito bem. Mais uma vez o gerenciador de quartos da Easy Houses pode te ajudar. Com ele o morador recebe um boleto todo mês, você recebe o dinheiro direto na sua conta e controla todos os pagamentos no site. E se alguém atrasar o pagamento você decide se ele paga ou não os juros e a multa de atraso. Muito mais facilidade e segurança na hora de cobrar os alugueis.

Quer saber mais? Acesse esse link e baixe o Ebook completo sobre moradia compartilhada que preparamos pra você. E aprenda a ganhar mais dinheiro com o aluguel dos seus quartos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *