Como calcular o valor do aluguel de um quarto?

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você gerencia uma moradia compartilhada e aluga quartos para morar, você precisa saber quanto cobrar de aluguel, não é mesmo? Existem vários fatores que você tem que considerar na hora de definir o valor do aluguel de um quarto.

Não existe uma fórmula mágica… ainda… mas vamos analisar aqui algumas formas de chegar no preço mais justo possível.

 

Onde fica o seu imóvel?

aluguel-de-um-quarto-easy-houses-02

 

A localização é muito importante. Quanto mais cara a região, mais você pode cobrar no aluguel do seu quarto. As regiões próximas às grandes faculdades também são valorizadas. A maior parte do público que aluga quartos é formada por estudantes. Lembrando que quanto mais perto, melhor. Até porque a gente conhece bem o trânsito em BH.

Qual o seu custo fixo?

aluguel-de-um-quarto-easy-houses-03

Nesse artigo a gente fala um pouco sobre como definir o custo fixo. Você tem que fazer a conta de quanto gasta para manter o imóvel. Aluguel, condomínio, IPTU, luz, água, seguro incêndio, etc. Quanto mais contas inclusas no aluguel, maior o preço.

A soma dos valores de cada quarto tem que ser maior que o seu custo fixo. É só lembrar que o seu lucro é tudo que você recebe de aluguel menos o que você gasta para manter o imóvel.

aluguel-de-um-quarto-easy-houses-05

 

Quais tipos de quarto você tem?

aluguel-de-um-quarto-easy-houses-04

Geralmente, o tipo de quarto mais barato é o compartilhado, aquele onde moram mais de uma pessoa. Depois vem os quartos conhecidos como DCE’s (Dependência Completa de Empregada) e os quartos individuais. E os mais caros são as suítes. Quanto mais quartos, maior o seu faturamento. Para obter mais lucro o mais recomendado para uma moradia compartilhada é um imóvel de 3 ou 4 quartos e DCE.

A quantidade e qualidade dos móveis e eletrodomésticos na sua moradia fazem muita diferença. Quartos com cama, armário e uma mesa de estudo também valem mais. Outra coisa que valoriza muito o aluguel é vaga de garagem, e as pessoas costumam até cobrar separado.

Pesquise bem antes de definir o valor do aluguel de um quarto.

Faça uma pesquisa de preço na sua região. Você pode procurar no site da Easy Houses ou em outros lugares. Veja as moradias e quartos parecidos com o seu e compare os valores. Se você cobrar muito caro, ou muito barato, você vai perder clientes e dinheiro.

E se precisar de qualquer ajuda, converse com a equipe Easy Houses. A gente sempre curte bater um papo sobre moradia compartilhada. É só acompanhar todas as novidades na nossa fan page no Facebook ou pelo nosso Instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *