8 dicas para deixar sua moradia compartilhada mais sustentável.

Tempo de leitura: 3 minutos

Essa semana foi celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). E para ajudar a promover um assunto tão importante, decidimos preparar essas dicas para você deixar a sua moradia compartilhada ou república mais sustentável. Aí todo mundo ganha. Você economiza no presente e ainda ajuda a preservar o planeta para o futuro.

Crie regras sobre o banho.

Shower GIF - Find & Share on GIPHY

Pode parecer besteira, mas os banhos longos gastam muita água e energia. A gente sabe que tem hora que fica difícil sair de baixo do chuveiro, principalmente nessa época de frio. Mas é sempre bom usar o bom senso. Se cada pessoa na moradia compartilhada controlar o tempo do banho, imagina o quanto que a casa pode economizar.

Use lâmpadas de led.

 

moradia-compartilhada-easy-houses-01

Se você der uma olhada nas lojas elétricas, as lâmpadas de led custam mais caro que as normais. Mas além de durar muito mais, elas gastam até 80% menos energia. E quanto menos energia, menos despesas e menos problemas para o meio ambiente.

Lave o máximo de roupas que puder ao mesmo tempo.

Star Wars Laundry GIF - Find & Share on GIPHY

Cada moradia compartilhada tem sua regra na hora de lavar as roupas. A melhor dica é juntar o máximo de roupas para lavar, pois assim você gasta muito menos água. Divida essa tarefa com os outros moradores, assim vocês podem lavar as roupas juntos.

Instale um aquecedor solar.

moradia-compartilhada-easy-houses-02

Uma outra forma de economizar energia é o aquecedor solar. Esse kit custa em média R$1700,00. Mas o que você vai economizar de energia vale muito o investimento. Até porque, a conta de luz está lá nas alturas, não é mesmo.

Separe o lixo na sua moradia compartilhada.

Trash Standing GIF - Find & Share on GIPHY

Procure saber sobre a coleta de lixo na sua região. Em muitas cidades dá para pedir na prefeitura a coleta seletiva na sua rua. E deixe pelo menos duas lixeiras na sua cozinha, uma para o lixo seco e outro para o orgânico. Já parou para pensar o tanto de lixo que nós produzimos? Pois é, uma pequena atitude como essa pode diminuir bastante o impacto que causamos.

 

Nunca deixe os aparelhos elétricos sem uso ligados na tomada.

moradia-compartilhada-easy-houses-03

Tv, micro-ondas, aparelhos de som, entre outros, gastam muita energia mesmo quando estão desligados. O modo standby é um vilão da conta de luz.

Reutilize embalagens plásticas e de vidro.

moradia-compartilhada-easy-houses-04

Existem várias embalagens que podem ser reutilizadas. Seja para guardar comida, fazer um novo vaso de plantas, ou até mesmo uma decoração bacana na sua moradia compartilhada. Quanto mais você reutiliza, menos lixo você produz. Olha que legal essas dicas que nós achamos na internet.

Faça sabão com óleo de cozinha usado.

O óleo de cozinha quando jogado na pia contamina os rios, e é um grande vilão do meio ambiente. E se você acompanha os nossos canais, você já sabe que dá para reaproveitar esse óleo para fazer sabão. Não sabia? Dá uma olhada nesse vídeo que postamos no nosso canal no youtube.

Gostou das nossas dicas? Se você tiver outras ideias, compartilhe com a gente. Comente aqui no blogpost ou nas redes sociais. A final de contas, é compartilhando ideias que crescemos juntos. E o planeta agradece.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *