5 Dicas para você morar em harmonia numa casa compartilhada.

Tempo de leitura: 4 minutos

A gente sabe que morar em uma república ou em uma casa compartilhada é muito bom. A gente conhece pessoas e vive histórias que levamos pra vida toda. Mas como toda família, sempre rola umas brigas e aqueles momentos de stress. Por isso separamos aqui 5 dicas pra viver “de boas” na sua casa compartilhada.

1 – Evite aquela bagunça nas áreas comuns.

Bart Simpson GIF - Find & Share on GIPHY

Talvez essa seja a dica mais importante de todas, e por isso está em primeiro lugar. As áreas comuns da casa são de todo mundo, e é chato chegar em casa e ver aquela sujeira que você não fez. E seus pais devem ter te ensinado:

“Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.”

Pois é, então quando fizer aquela “baguncinha” clássica na sala ou na cozinha, dê uma “arrumadinha” básica para não irritar os coleguinhas.

Como sabemos que a cozinha é uma das partes da casa responsável por mais acumular bagunça, escrevemos um post aqui no blog falando sobre como limpar a pia da cozinha e evitar mau cheiro, acesse aqui.

2 – Box de banheiro não é varal.

casa-compartilhada-easy-houses-01
Quando o banheiro vira lavanderia.

Se o seu banheiro é compartilhado, não é muito legal deixar aquele tanto de cueca ou calcinha pendurados no box, principalmente quando tem aquela marquinha de freio de caminhão.

Compre um varal de chão. É fácil de montar e desmontar e vai ficar lindo no seu quarto.

Mentira, não vai ficar lindo não, mas é bem menos pior do que deixar no banheiro.

Agora, se você tem a sorte de ter um banheiro próprio na sua república ou casa compartilhada, aproveite. Pendure todas as suas roupas no box. Até porque se você casar um dia, isso vai ter que acabar. Então curta bastante essa época.

3 – Não deixe o estresse estragar a harmonia na sua casa compartilhada.

Student GIF - Find & Share on GIPHY

Vida de estudante parece mil maravilhas, mas não é bem assim. Provas, trabalhos, projetos, falta de dinheiro, e as vezes aquela briga com o/a namorado/a. É, vida de estudante também rola estresse.

Mas tome cuidado para isso não afetar a harmonia na casa. Se alguma coisa estiver incomodando, converse, de boas. Está muito estressado? Respire fundo, conte até 10, 20, 30, 500, e depois converse. Saber ouvir e se colocar no lugar do outro é fundamental para viver em harmonia.

4 – O combinado não sai caro.

O acordo de convivência de Big Bang Theory.
O acordo de convivência de Big Bang Theory.

Lembra do acordo de convivência do apartamento do Sheldon e do Leonard, na série Big Bang Theory? 

Então, não precisa ser tão radical. Mas você precisa definir com as pessoas que moram na sua casa compartilhada quais regras é preciso seguir pra ficar “de boa”. É importante ter um acordo de quantas pessoas cada um pode convidar pra uma festa e até que horas ela pode durar (até meia noite ou até meio dia).

Outras assuntos como animal de estimação, cigarro e até namorado/a dormindo em casa têm que ser tratados de forma clara e objetiva.

Pode parecer besteira, mas pequenos detalhes não definidos podem gerar conflitos intermináveis.

5 – Organize bem as tarefas de cada um.

casa-compartilhada-easy-houses-02
Você pode colocar uma lista de tarefas na geladeira.

Uma casa compartilhada deve ter as tarefas domésticas bem definidas. Não tem mais “mãnhêeeeeee” pra vir limpar o suco que você derramou na cozinha. Você pode dividir as tarefas por dia ou por cômodo.

Por exemplo, vocês podem colocar uma folha na geladeira dizendo quem limpa na segunda, quem limpa na terça, etc. Uma outra forma de organizar as tarefas é definir um cômodo pra cada um. Fulano limpa a cozinha, Ciclano limpa a sala e Beltrano fica com o banheiro.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe o post com seus amigos pelo FacebookCaso você precise tirar fotos da sua casa compartilhada, escrevemos um post com dicas para melhorar as fotografias para valorizar o seu imóvel, acesse aqui.

E continue acompanhando as novidades em nosso blog. Se você tem um quarto vago na sua casa compartilhada, faça o cadastro em nosso site que nós te ajudamos a arrumar um morador.

2 Comentários


  1. Nossa! Devia ser placa de entrada… ou melhor, escrito no carpete! hahaha “Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.” (y)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *