6 Dicas para você procurar quartos em outra cidade.

Tempo de leitura: 4 minutos

Você acabou de passar no vestibular, ou conseguiu um emprego em outra cidade. E agora? Bem, alugar um imóvel sozinho custa muito caro, a não ser que você queira montar a sua própria moradia compartilhada. Muitas pessoas têm feito essa escolha, e aqui na Easy Houses temos todas as ferramentas e pessoas certas para te ajudar. A outra saída é procurar quartos para alugar, e o site da Easy Houses já facilita muito a sua vida, mostrando as melhores opções com filtros selecionados. Mas aqui vamos te dar algumas dicas para você acertar em cheio na hora de escolher o melhor quarto.

Conheça a região onde vai estudar/trabalhar.

procurar-quartos-easy-houses-02

Você precisa ver em qual bairro você vai estudar ou trabalhar, porque ninguém merece morar longe da faculdade ou do trabalho, ainda mais em uma cidade que é nova para você. Então a primeira coisa é pesquisar sobre o bairro e a região. Veja se é seguro, se não é perigoso andar a pé, principalmente se você vai ter que estudar ou trabalhar a noite. Procure saber também as facilidades que o bairro oferece, se tem estabelecimentos bons e com preço acessível, como academia, padaria, supermercado, restaurantes, etc.

 

Alugue um quarto com fácil acesso.

procurar-quartos-easy-houses-03

Se você não conseguir encontrar um quarto num lugar que dê para você ir andando até a faculdade/empresa, veja quais linhas de ônibus passam na porta e pesquise os itinerários. A melhor opção é poder ir a pé, mas se isso não for possível, você precisa encontrar um quarto em um imóvel que seja perto de um ponto de ônibus onde passem linhas que vão direto para a sua faculdade/empresa. O acesso é muito importante, e lembre-se que quanto mais perto, menos tempo você vai perder em viagens diárias.

Se não achar essas informações na internet, converse com o anfitrião do quarto que você estiver pesquisando.

 

Defina o valor que você pode gastar com moradia.

procurar-quartos-easy-houses-04
 

Dê preferência a moradias ou repúblicas com aluguel fixo, pois assim fica mais fácil gerenciar suas despesas e você não corre o risco de ter surpresas desagradáveis no final do mês. Algumas repúblicas, que chamamos de simples, o responsável paga todas as contas e divide o valor no final do mês. Isso pode ser um pouco complicado pois você não consegue controlar muito bem quanto vai gastar com moradia. As repúblicas profissionais, com o valor do aluguel fixo, são muito mais simples e mais seguras também.

 

Não deixe de fazer um contrato.

procurar-quartos-easy-houses-05
 

O contrato é sempre uma segurança para você e o dono da moradia. Com ele vocês definem as regras, data de vencimento, as obrigações e direitos de cada um, e fica tudo documentado. A falta de contrato é um risco muito grande, e um dos lados pode sair no prejuízo. A Easy Houses tem uma ferramenta que gera um contrato online entre você e o anfitrião, e facilita muito o pagamento do aluguel. Pergunte ao dono da república se ele já conhece a Easy Houses, e se precisar de ajuda pode contar com a nossa equipe.

Conheça as pessoas que vão morar com você.

procurar-quartos-easy-houses-06
 

Compartilhar um imóvel é uma experiência inesquecível, e você vai fazer amizades que vai levar para o resto da vida. E para ter uma harmonia bacana com seus colegas de quarto, procure conhecê-los um pouco antes de se mudar. Procurar quartos é uma coisa muito importante, e por isso deve ser feito com calma. Lembre-se que você vai dividir muita coisa, e passar muito tempo com essas pessoas, então procure pessoas que têm a ver com você.

Converse também bastante com o próprio anfitrião, afinal de contas ele será o responsável pelo lugar onde você vai morar. Tire todas as suas dúvidas, pergunte um pouco sobre a pessoa, e fale também de você. Esse primeiro contato deve ser muito esclarecedor. Nesse artigo a gente mostra algumas dicas para você morar em harmonia em uma república ou moradia compartilhada.

Procurar quartos é como encontrar um novo lar.

procurar-quartos-easy-houses-07

Essa para mim é uma das dicas mais importantes. Ao procurar quartos, você precisa se sentir bem não só com as pessoas, mas com o imóvel. As vezes é difícil saber isso na primeira (e única) visita que você faz, ainda mais se você não tem como conhecer o imóvel pessoalmente (caso você decida alugar o quarto antes de chegar na cidade, o que é o menos aconselhável). Mas existem lugares onde a gente se sente melhor. O ambiente, a limpeza, até a energia do lugar tem um peso muito grande, e é possível sentir quando o lugar não é o “certo” pra gente.

Gostou das nossas dicas? Se você tiver mais alguma ideia, mande pra gente. E continue acompanhando os nossos canais para ver tudo sobre moradia compartilhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *