Você quer sair da casa dos pais mas não tem dinheiro? Veja essas dicas.

Tempo de leitura: 4 minutos

Sim. É possível sair da casa dos pais mesmo com pouco dinheiro. Esse é o primeiro passo que você deve dar rumo a sua independência, e nós vamos te ajudar.

Quando tinha 14 anos eu morava num sítio na região metropolitana de Belo Horizonte, mais conhecido como Betim. Ou seja, eu morava na roça da roça. Ir pra escola, pro curso de inglês ou pra aula de Taekwondo significava uma jornada de 20 minutos andando em estrada de terra, uma hora esperando o busão de baixo do sol e mais meia hora até chegar ao meu destino.

Além de muito cansativo, era muito caro.

A solução? Sair da casa dos meus pais.

Na época, por mais absurda que pareça, era mais barato alugar uma quitinete do que arcar com os custos de transporte. E lá foi eu e minha irmã, que tinha acabado de passar no vestibular, morar em um prédio de estudantes universitários.

Até eu começar a trabalhar com 17 anos, as contas não eram a minha maior preocupação. O estresse ficava por conta de arrumar a casa mesmo. Foi a partir do momento que recebi o meu primeiro salário que eu vi o quanto é difícil manter as contas em dia. E aí você deve estar se perguntando: Como é que eu faço pra sair da casa dos pais se eu tenho pouco (ou quase nenhum) dinheiro?

Vou te contar algumas dicas que me ajudaram, e que uso até hoje.

Divida a casa ou apartamento com outras pessoas.

Imagem retirada do site http://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/morar/2016/08/1807337-companhia-e-sustentabilidade-motiva-compartilhamento-de-moradias.shtml

Morar sozinho hoje é um luxo pra gente rica, principalmente nas grandes cidades. Você tem que pagar aluguel, iptu, condomínio, água, luz, internet, tv, ufaaaa…

Se você tem pouco dinheiro não vai rolar. Quando você compartilha a casa com outras pessoas os custos são MUUUUUUUUITO mais baixos. A experiência é incrível. Você aprende muita coisa e faz grandes amizades que levará pra vida toda.

Se preciso, compartilhe um quarto.

Pillow Fights GIF - Find & Share on GIPHY

 Você também deve achar que um quarto todo seu é tudo de bom. Bom, se a situação estiver mesmo apertada, dividir o quarto é uma ótima solução, porque sai muito mais barato.

 Eu já passei por isso, e inicialmente nem conhecia a pessoa. Não é tão ruim quanto você imagina. Pense que é só uma fase. E você pode acabar descobrindo grandes amizades.

 

 

Quando sair da casa dos pais, faça a conta de tudo.

Office Monkey Money Stacks GIF - Find & Share on GIPHY

Tenha uma planilha no excel, ou até mesmo um caderno. É importante anotar todas as despesas. Você vai ver que existem as despesas fixas, tipo aluguel, luz, etc. Todo mês elas vão estar lá, não tem como fugir. Então reserve esse valor todo começo de mês pra você não se atrapalhar depois.

 

 

 

Guarde um pouco de dinheiro para as emergências.

sair-da-casa-dos-pais-easy-houses-05
Sem querer te assustar, mas alguma coisa em algum momento vai dar m…

A vida é assim, principalmente a vida adulta. Faça uma pequena reserva todo mês, porque na hora que você precisar você vai estar preparado. Se possível compre até um porquinho. Acredite, ele ajuda.

Salve o seu bolso e o meio ambiente também.

sair-da-casa-dos-pais-easy-houses-06

Se você nunca prestou muita atenção nas luzes acessas em casa, nos 30 minutos de banho todo dia, no resto de comida que você joga fora….chegou a sua hora. Além de ajudar o meio ambiente, são os pequenos detalhes que vão te salvar no fim do mês. E o planeta agradece.

Pesquise preços no supermercado.

John Travolta GIF - Find & Share on GIPHY

 Muitas vezes a gente se deixa levar por marcas. Você vai aprender que muita coisa tem um preço alto. É lógico que algumas coisas vale a pena pagar mais caro, pela qualidade e até pelo rendimento. Preste bem atenção nos preços na hora de fazer a compra do supermercado. De novo, são os detalhes que vão te salvar.

 

 

Não tem dinheiro para comprar os móveis?

Dicas para sair da casa dos pais

Faça uma rápida pesquisa na internet e você vai ver como é fácil fazer decorações muito legais reciclando e gastando muito pouco. Olha só essas dicas que nós achamos. Incrível, não é?

Viu como é possível sair da casa dos pais com pouco dinheiro?! Se você precisar de ajuda pra encontrar moradia compartilhada, estamos aqui.

3 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *