Como gerenciar seus quartos para alugar e ainda sobrar tempo.

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você tem quartos para alugar na sua casa ou apartamento, você sabe como eu o trabalho que dá. E se você gerencia mais de um imóvel então, fica ainda mais difícil. A nossa rotina está cada vez mais corrida, e os dias parecem cada vez mais curtos. Por isso preparei aqui algumas dicas para você gerenciar os seus quartos com mais facilidade, e ter mais tempo para aproveitar melhor a sua vida.

 

Defina o perfil da sua moradia compartilhada.

quartos-para-alugar-easy-houses-02

O trabalho de gerenciar quartos para alugar começa antes mesmo de você publicar o anúncio. Você precisa definir o perfil da sua moradia, e escolher pessoas que se encaixem nesse perfil.

“O morador escolhe o quarto, e o quarto escolhe o morador.”

É engraçado falar assim, principalmente porque se o quarto está vago, você pode querer ocupa-lo o mais rápido possível. Mas tenha calma, é melhor escolher as pessoas certas e evitar futuros problemas. As pessoas que moram juntas não precisam morrer de amores umas pelas outras, mas é muito importante saber lidar com a personalidade de cada um. Quando coloca pessoas de perfis totalmente diferentes morando embaixo do mesmo teto, aumenta a chance de você ter que resolver conflitos intermináveis.

 

Defina bem as regras e faça um contrato.

quartos-para-alugar-easy-houses-03

Toda casa precisa de regras, e uma moradia compartilhada não poderia ser diferente. Na verdade, as regras se fazem ainda mais importantes quando estamos falando de pessoas “desconhecidas”. Se seus pais já ficam (ou ficavam) loucos para botar ordem em casa, imagina um imóvel onde os moradores não são parentes.

Pois é. Uma dica muito legal é criar algumas regras claras e fazer um quadro legal para colocar em algum ponto comum da casa. Além de ficar uma decoração bem diferente, você facilita para os moradores visualizarem e lembrarem das regras de convívio. Acredite, isso vai evitar muito estresse atoa. É o famoso “o combinado não sai caro”. E quanto menos conflito, menos problemas, e mais tempo para você curtir a vida.

Mas é claro que um quadro sozinho não vai fazer muita diferença. Eu sempre falo aqui no blog e nunca custa repetir:

NUNCA ALUGUE QUARTOS SEM CONTRATO.

Ele vai te dar muito mais credibilidade, mais segurança, e você pode recorrer a ele sempre que surgir um problema. Se você não sabe fazer um contrato, não se preocupe, use o gerenciador da Easy Houses que vai facilitar muito a sua vida.

Nesse artigo a gente fala sobre a questão de contrato e segurança na hora de alugar seus quartos.

 

Falando em gerenciador, como você está cobrando pelos alugueis?

quartos-para-alugar-easy-houses-04

 

Existem várias formas de cobrar o aluguel dos quartos. Depósito bancário, transferência, pagamento em dinheiro, cheque, bitcoin ou até em barras de ouro como o Silvio Santos gostava (quem dera hein?!). Os dois últimos são brincadeira. Não vai mexer com isso não. rsrsrs

Mas nenhuma forma é mais fácil e mais segura que o gerenciador da Easy Houses. Com ele você não precisa ficar cobrando de cada um. O Boleto é enviado para cada morador, ele paga o aluguel e o dinheiro cai direto na sua conta. Simples assim. E se ele não pagar, você escolhe se envia a multa ou não. Não tem essa de ficar ligando ou indo atrás. Você já parou para pensar o tanto de tempo que isso te salvaria? Pois é. Se você ainda tem dúvidas, faça o teste gratuito por 30 dias e veja você mesmo. Te garanto que depois que você começar a usar não vai nem lembrar como era antes.

Organize todas as informações.

quartos-para-alugar-easy-houses-05

Crie uma planilha com todas as informações importantes da sua moradia compartilhada. Coloque todas as despesas, data de vencimento de cada conta, todos os itens que você tem no imóvel. Daquele garfo meio torto até a geladeira. É muito importante ter um controle de tudo que te pertence.

E claro, tenha um controle de todos os pagamentos. E mais uma vez o gerenciador da Easy Houses facilita pra você, já que você tem acesso a todos os pagamentos pelo site. Muito mais rápido e prático.

 

Não trate seus quartos para alugar como qualquer coisa.

quartos-para-alugar-easy-houses-06

Na minha experiência em moradias compartilhadas, e conversando com vários donos de quartos hoje em dia, percebo que algumas pessoas não dão muita importância para contrato, para a cobrança do aluguel, para as regras e outras coisas. Tenho a impressão que algumas pessoas estão embarcando nessa jornada agora, e ainda não entenderam que alugar quartos é algo sério, que envolve trabalho e responsabilidade. Mesmo que você alugue apenas um quarto no seu imóvel para “ajudar nas despesas”, tem que ter os mínimos cuidados, com todos os pontos. Pois só assim você vai conseguir alugar seus quartos com tranquilidade e segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *