O que é uma Moradia Compartilhada?

Tempo de leitura: 4 minutos

Moradia Compartilhada é um conceito que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e no mundo, principalmente nas grandes cidades. E são muitos os fatores que estão causando esse fenômeno. Quem não conhece o termo, muitas vezes confunde com as repúblicas estudantis, muito tradicionais e conhecidas em todo o país. Mas você sabia que existe uma grande diferença entre Moradia Compartilhada e repúblicas? Veja nesse artigo um pouco mais sobre essas diferenças, e porque muitas pessoas estão alugando casas e apartamentos compartilhados.

Em um post anterior falamos sobre as 5 vantagens de alugar quartos em uma moradia compartilhada, acesse aqui.

O que é uma República Estudantil?

o-que-e-moraria-compartilhada-easy-houses-01

Como o próprio nome diz, as Repúblicas estudantis são destinadas apenas aos estudantes universitários. A ideia, que surgiu em Portugal, veio para o Brasil inicialmente na famosa cidade de Ouro Preto, com o objetivo de oferecer moradia de qualidade por um preço acessível aos estudantes universitários. O conceito se espalhou por todo o país, e várias repúblicas foram sendo criadas ao redor das universidades. Hoje, apesar de algumas exceções, a ideia de república estudantil se remete muito a festas e bagunça.

Então, o que é Moradia Compartilhada?

o-que-e-moraria-compartilhada-easy-houses-02
Imagem retirada do site http://www.dicadeintercambio.com.br

O alto custo dos aluguéis e de contas de luz, IPTU, internet e outras, tem impulsionado essa tendência. O termo se refere a pessoas que alugam quartos individuais (ou compartilhados) em casas e apartamentos, dividindo as dependências comuns da casa com outros moradores. Tudo é dividido. As tarefas, as contas, a sala, a cozinha, e as vezes os banheiros e até os quartos. E essa é uma ideia de moradia que não se restringe apenas a estudantes universitários.

Casar? Agora não, obrigado.

o-que-e-moraria-compartilhada-easy-houses-03

É cada vez mais comuns jovens recém formados, no auge dos vinte ou trinta anos, e que não querem se casar ou ter filhos. Muitos querem se dedicar à carreira profissional, ou preferem usar o tempo livre para viajar e curtir a vida. Essa mudança no comportamento dessa nova geração também impulsiona o crescimento das Moradias Compartilhadas.

A matemática é simples: um jovem recém formado em média não ganha uma fortuna, ainda. E a gente sabe que o custo para manter uma casa está cada vez mais alto. Além disso, eles querem gastar os seus salários com eles mesmo. Assim, a ideia de moradia compartilhada se tornou uma ótima alternativa. Quando você compartilha um imóvel, os custos com moradia diminuem drasticamente. Sobra mais dinheiro para as coisas que realmente importam.

Não podemos esquecer do trânsito

Traffic GIF - Find & Share on GIPHY

 É importante lembrar também que os preços de aluguel disparam em algumas regiões centrais, e morar perto da faculdade ou do trabalho se tornam missões quase impossíveis. E ninguém quer passar 2 ou 3 horas por dia no trânsito, dentro de um ônibus lotado, ou mesmo no “conforto” do carro. A ideia de moradia compartilhada faz com que regiões com alugueis caros sejam mais acessíveis. E mais, é possível morar em casas ou apartamentos mais confortáveis e com maior qualidade, já que o custo é dividido entre outras pessoas.

 

Procure a moradia compartilhada ideal para você

o-que-e-moraria-compartilhada-easy-houses-04

Se você se interessou pela ideia, procure Moradias Compartilhadas com pessoas que tenham o seu perfil. E mais importante, procure regras que sejam importantes para você. Se você é uma pessoa que valoriza o sossego por exemplo, você vai querer morar em um lugar onde os moradores não façam festas. Se você tem alergia a gatos e cachorros, encontre uma casa onde animais de estimação sejam proibidos.

Para você que vive em uma moraria compartilhada separamos 5 ficas para você morar em harmonia numa casa compartilhada, acesse aqui.

A grande diferença da Moradia Compartilhada para uma república estudantil é que cada moradia tem um perfil e regras específicas, que contribuem para a harmonia do lar. Existem vários tipos, das mais tranquilas até as mais agitadas, você só tem que encontrar aquela que encaixa perfeitamente com o seu perfil.

Então, gostou da ideia? Temos algumas opções de moradias compartilhadas em nosso site para você escolher. E continue acompanhando todas as novidades sobre a nossa comunidade aqui no blog, no Facebook ou também em nosso Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *