Porque alugar um quarto é melhor que morar sozinho.

Tempo de leitura: 4 minutos

Podemos listar aqui os 3 principais motivos para alguém querer sair do conforto da casa dos pais. Ter que estudar ou trabalhar em outra cidade, morar mais perto do trabalho ou da faculdade ou simplesmente ter vontade de conseguir a tão sonhada independência. E quando você toma essa decisão histórica, você tem dois caminhos a seguir: morar sozinho ou alugar um quarto em uma república ou moradia compartilhada. Qual será a melhor opção para você? Vamos ver as vantagens de cada um e você vai entender porque alugar um quarto é a melhor saída.

 

Alugar um imóvel dá muito trabalho.

Eu morei sozinho durante quase 3 anos, em 3 casas diferentes. Todas as vezes que precisei alugar um imóvel, eu tive muito trabalho. Para começar tem a parte da pesquisa. Encontrar um imóvel bom, perto do seu trabalho, por um preço que caiba no seu bolso não é tarefa fácil. Eu tive muita “sorte” nos 3 imóveis que aluguei, mas pode acreditar, deu muito trabalho para achar.

Quando você finalmente encontra um, tem toda aquela burocracia. Juntar toda sua documentação, comprovar renda, achar o fiador (que não é nada fácil) e esperar o seu contrato ser aprovado.

Pensa que acabou? Depois de aprovado, você precisa se mudar com todas as suas coisas. Se você já tem toda a mobília, só precisa contratar um caminhão de mudanças, que não é barato. Se você não tem, precisa comprar tudo novo, e você imagina o preço de mobiliar uma casa toda só para você. Você pode até achar um imóvel mobiliado, mas eles costumam ser bem mais caros.

Além disso, os contratos de aluguel de imóvel são de no mínimo 12 meses, alguns de 30. Ou seja, se você precisar se mudar vai ter que pagar uma multa bem salgada. E quando precisa encerrar o contrato, tem todo o trabalho de pintar o imóvel e fazer vistoria para ver se está tudo certo. É trabalho que não acaba mais.

Alugar um quarto é bem mais simples.

gerenciador-de-quartos-easy-houses-01

Para você alugar um quarto você não tem tanta burocracia assim. Basta acessar o site da Easy Houses, ver quais as melhores opções para você, e pronto. Pelo próprio site você assina o contrato de aluguel e faz os pagamentos mensais. E não tem essa de contrato de um ano. O tempo mínimo varia de acordo com o anfitrião, mas geralmente não passa de 6 meses. Se você precisar se mudar é só encontrar outro quarto e pronto.

A maioria das moradias compartilhadas são mobiliadas, então você não precisa ficar se preocupando com mudança. Muito mais fácil.

Alugar um imóvel é muito mais caro.

aluguel-de-um-quarto-easy-houses-01

Quando você aluga um imóvel, o aluguel é o menor dos seus problemas. As contas para manter uma casa ou apartamento incluem:

– IPTU

– Seguro Incêndio.

– Condomínio (no caso de apartamentos)

– Luz

– Água

– Gás de cozinha

– Tv a cabo

– Internet

Isso sem contar faxina e manutenção. E a pintura quando você aluga o imóvel ou quando entrega as chaves. É sério, é quase impossível manter essas contas sozinho. Ainda mais morando em grandes cidades, perto da faculdade ou do trabalho.

Se você alugar um quarto, todas essas contas serão compartilhadas com outras pessoas, e assim fica muito mais leve. Sobra mais dinheiro para você gastar ou investir naquilo que realmente importa para você.

 

Mas e a minha privacidade?

Realmente, a única grande vantagem de morar sozinho é a privacidade, mas ela pode não ser tão maravilhosa quanto parece. É que muitas vezes em casa nos sentimos solitários, e a saudade da família e dos amigos é mais constante do que a vontade de ficar totalmente sozinho. Quando compartilhamos uma moradia, as pessoas se tornam quase que nossos familiares, e essa intimidade que cresce com o tempo é muito boa. Com todo estresse e correria que a gente enfrenta, seja na faculdade ou no trabalho, ajuda muito chegar em casa e ter com quem conversar. Pergunte a qualquer pessoa que já morou em república. Além do mais, quando você quer mesmo ficar sozinho, é só ficar no seu quarto.

Sem contar as tarefas de casa. Cuidar de tudo sozinho dá muito trabalho, e você perde muito tempo. Compartilhar as tarefas domésticas facilita muito as coisas e você ganha mais tempo no seu dia a dia.

Alugar um imóvel vale muito a pena quando você quer montar a sua própria república. Assim além de novos amigos, você ganha também uma renda extra. Muitas pessoas hoje trabalham com isso, e esse artigo no nosso blog ensina como montar a sua moradia compartilhada. E com o gerenciador de pagamento da Easy Houses ficou muito mais fácil cuidar de uma república.

Agora, se você prefere alugar um quarto, basta acessar o nosso site e procurar a melhor opção para você.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *